Como abrir um CNPJ MEI? Essa é uma dúvida comum entre aqueles que desejam empreender e montar o próprio negócio.
Sabendo disso, o REI do MEI preparou um passo a passo simples e ao mesmo tempo completo, explicando como abrir um MEI grátis.
Você quer saber mais sobre o MEI? Conheça o nosso treinamento Rei do MEI ou entre em contato para contratar nossa consultoria para Microempreendedores Individuais.
Como abrir um CNPJ MEI grátis?
Você já sabe o que é o MEI e quem pode ser microempreendor, mas ainda não sabe como abrir um CNPJ MEI? Não se preocupe, pois, o procedimento é gratuito e totalmente descomplicado.
Você pode cadastrar seu MEI pela internet em poucos minutos, seguindo o passo a passo abaixo:
1.Acesse o Portal do Empreendedor;
2.Clique na opção “Quero ser MEI”;
3.Em seguida, clique em “Formalize-se”;
4.Crie uma conta “GOV.BR” ou acesse com sua senha;
5.Forneça os documentos e informações solicitadas;
6.Escolha as atividades do MEI;
7.Confira os dados e finalize sua inscrição;
8.Por fim, imprima ou salve no seu computador o CCMEI – Certificado de Condição de Microempreendedor Individual.
Percebeu como abrir MEI pela internet é simples e prático?
Agora que você já conhece o passo a passo, formalizar suas atividades e atuar como microempreendedor individual só depende das suas próprias escolhas.
Como abrir um CNPJ MEI: MEI precisa de alvará?
Quando o assunto é como fazer um MEI, uma das dúvidas mais frequentes diz respeito à emissão alvará de funcionamento.
No entanto, o que nem todos sabem, é que Microempreendedores Individuais contam com dispensa de alvará. Pode comemorar! Você que decidiu criar um MEI está automaticamente isento de alvará.
Para facilitar sua vida, o alvará é substituído pelo CCMEI – Certificado de Condição de Microempreendedor Individual, documento que é emitido automaticamente ao final do processo de abertura do MEI.
Quais as obrigações do MEI?
Você já sabe como criar MEI grátis e descobriu que o microempreendedor não precisa de alvará. Sendo assim, é hora de conhecer suas obrigações.
Ao contrário do que muitos pensam, para manter o MEI em dia com o fisco, não basta somente pagar a guia mensal de contribuição.
O empreendedor que decide abrir CNPJ MEI, precisa ter mentalidade de grande empresário e tomar alguns cuidados importantes para garantir a organização dos seus negócios, incluindo:
- Promover a organização dos recebimentos e despesas;
- Garantir a separação da conta bancária da pessoa física e jurídica;
- Manter um bom controle financeiro.
Esses cuidados são necessários para que o MEI possa gerenciar corretamente a sua empresa e preencher sua declaração de faturamento anual.
Talvez você não saiba, mas o microempreendedor individual precisa manter um controle mensal e enviar anualmente sua declaração de faturamento para o fisco.
Deseja saber mais sobre o MEI? Conheça o treinamento Rei do MEI e seja um microempreendedor com conhecimento e obviamente, de sucesso.
O REI do MEI atende microempreendedores de todas as partes do país!