reidomei.com.br

Como migrar de MEI para ME: entenda se vale a pena, o passo a passo e quando fazer o desenquadramento

Como migrar de MEI para ME - Foto de Microempreendedor Individual precisando desenquadrar o MEI

Resumo dos temas

Como migrar de MEI para ME? Essa é uma dúvida comum entre microempreendedores que estão próximos de atingir o teto do MEI ou então, que precisam contratar mais funcionários.

O seu negócio está crescendo e você não sabe qual é o melhor momento para solicitar o desenquadramento MEI? Vamos ajudar você, continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final para ficar por dentro de tudo.

Se preferir, você também pode clicar em um dos botões abaixo e solicitar aos nossos contadores, o desenquadramento do MEI para ME.

Como migrar de MEI para ME: quando desenquadrar o MEI?

Quando o assunto é o desenquadramento MEI, muitos empreendedores não sabem qual é o momento certo para tomar essa decisão.

Na sequência, você confere as três principais hipóteses para que o microempreendedor individual formalize um pedido de desenquadramento MEI para microempresa.

1.Desenquadramento por excesso de faturamento: De acordo com a legislação em vigor, o MEI possui hoje em 2022 limite de faturamento anual de R$ 81 mil.

Portanto, quando esse limite é ultrapassado, o microempreendedor precisa solicitar o seu desenquadramento e mudar de MEI para microempresa.

2.Desenquadramento para contratar mais funcionários: A empresa MEI só possui hoje em 2022, permissão para contratar 1 funcionário, e além disso, esse funcionário não pode receber mais que o piso da sua categoria.

Sendo assim, quando o microempreendedor precisa contratar mais funcionários, ou entende que precisa remunerar melhor o seu funcionário, o desenquadramento MEI também se faz necessário.

3.Desenquadramento por exclusão de atividade do MEI: Por fim, o desenquadramento também pode ser necessário em função da exclusão da atividade desenvolvida pela empresa do rol de ocupações permitidas para o MEI.

Além dos itens acima, o desenquadramento também é necessário, quando o MEI:

  • Deseja abrir outra empresa ou ser sócio em outro negócio;
  • Incluir sócios na sua empresa;
  • Abrir filiais.

Como migrar de MEI para ME: passo a passo e quanto custa

Quando o assunto é como mudar de MEI para ME, muito se pergunta a respeito do passo a passo e dos custos relacionados a essa alteração.

No entanto, a boa notícia é que quando orientado por um contador, o processo de desenquadramento se torna muito simples e além disso, envolve baixo custo.

Veja como funciona:

  1. Solicitação de desenquadramento no Portal do Empreendedor;
  2. Alteração de Empresário Individual para SLU ou Sociedade Empresária Limitada na Junta Comercial
  3. Alteração cadastral em órgãos públicos, como Prefeitura e Secretaria Estadual de Fazenda.

Quanto aos custos, são apenas três itens:

  • Honorários da contabilidade;
  • Taxa para alteração na Junta Comercial;
  • Aquisição do certificado digital.

Quando é possível fazer o desenquadramento do Microempreendedor Individual?

Se você está precisando alterar o Microempreendedor Individual, saiba que é possível fazer o desenquadramento por opção somente em janeiro.

Porém há algumas formas de mudar de MEI para Microempresa durante o ano e o contador conhece todos os trâmites para fazer dessa forma e somente ele pode fazer a alteração dessa forma.

Dica: para que o processo tenha efetividade, contrate uma contabilidade para MEI e faça a alteração com tranquilidade e ótimo benefício.

Os benefícios de uma ME em relação ao MEI

Ao falar em como migrar de MEI para ME, precisamos destacar os principais benefícios dessa importante decisão, incluindo:

  • Limite de faturamento maior;
  • Permissão para contratar mais funcionários;
  • Autorização incluir sócios no negócio;
  • Permissão para abertura de filiais;
  • Permissão para abrir outras empresas ou ser sócio em outros negócios.

Precisando migrar de MEI para ME? Clique em um dos botões abaixo e entre em contato com nossos contadores.

Conheça outros artigos