reidomei.com.br

Como funciona o Imposto de Renda do MEI: Quanto o MEI paga de Imposto?

Como funciona o Imposto de Renda do MEI - Foto de Microempreendedor Individual fazendo a declaração do IRPF

Resumo dos temas

Você sabe como funciona o Imposto de Renda MEI e o que é preciso para transmitir sua declaração? Será que o Microempreendedor Individual precisa fazer declaração de Imposto de Renda?

Nesse conteúdo, vamos tirar suas dúvidas sobre o assunto, respondendo de forma clara e objetiva, os principais pontos relacionados ao IR MEI.

Para saber mais, continue conosco e acompanhe o conteúdo até o final ou clique em um dos botões abaixo para fazer sua declaração de IRPF com um contador especialista.

Como declarar o Imposto de Renda do MEI?

Primeiramente precisamos entender que há duas declarações, sendo uma, a Declaração Anual de Faturamento, também conhecida como DASN SIMEI.

Há também a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física do MEI, ou seja. o que é passado da conta pessoa jurídica para a conta pessoa física, somado a todas as outras rendas não tributáveis.

Sabendo dessa diferença, vamos entender como declarar o Imposto de Renda MEI com o auxílio do nosso passo a passo:

1.Tenha um controle de receitas e despesas: Para entregar a Declaração Anual de Faturamento, também conhecida como DASN SIMEI, o MEI precisa manter um controle preciso do seu faturamento e também das suas receitas.

Vale destacar que o controle de faturamento também será fundamental para preencher a Declaração Anual de Faturamento, a DASN SIMEI.

2.Calcule a parcela isenta: Após encontrar o valor das suas receitas no ano anterior, o MEI deve calcular sua parcela isenta, ou seja, um percentual das suas receitas que não sofrerá tributação.

A regra é a seguinte:

  • 8% da receita bruta para comércio, indústria e transporte de carga.
  • 16% da receita bruta para transporte de passageiros.
  • 32% da receita bruta para serviços em geral.

A parcela isenta deverá ser preenchida na ficha “Rendimentos Isentos – Lucros e Dividendos Recebidos pelo Titular”

3.Calcule a parcela tributável: Subtraia do seu faturamento, a parcela isenta e as despesas que a sua empresa possa comprovar, incluindo (água, luz, telefone, compra de mercadorias, aluguel, entre outras).

O valor da parcela tributável deverá ser preenchido na ficha de “Rendimento Tributável Recebido de Pessoa Jurídica”

Imposto de Renda do MEI: Como pagar os impostos do MEI?

Quando o assunto é a tributação e o IRPF, é importante fazer distinção entre os valores devidos pela empresa e pelo empreendedor.

  • MEI: A empresa paga seus impostos mensalmente, através da guia DAS MEI, cujo vencimento acontece todo dia 20.
  • IRPF: Por sua vez, os contribuintes que declaram o Imposto de Renda, efetuam o pagamento do valor devido (caso exista) por meio da guia DARF.

Esse esclarecimento é importante, pois o fato de abrir um CNPJ como MEI, não isenta o contribuinte de apresentar a sua declaração anual de Imposto de Renda.

Autônomo, MEI ou ME: quem paga menos Imposto de Renda?

Quando o assunto é a economia de impostos, qual é a melhor opção? Autônomo, MEI ou ME?

Em um primeiro momento, muitos acreditam que atuar como MEI é a melhor opção. No entanto, é preciso esclarecer que essa não é a melhor alternativa para todos os casos.

Para saber mais e garantir economia ao apresentar a Declaração Anual de Imposto de Renda, conte com o apoio do nosso time de contadores para MEI.

Vamos montar ajudar você a economizar de verdade! Clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!

Conheça outros artigos