Procurando dicas para ter sucesso no seu MEI? Saiba que você não está sozinho e que chegou ao lugar certo!
Neste conteúdo, o REI do MEI separou três dicas práticas que vão ajudar você a ser um Microempreendedor Individual de sucesso e, em pouco tempo, expandir os seus negócios.
Abrir um negócio como MEI é uma excelente alternativa, mas isso não significa que você não possa investir em estratégias que incentivem sua empresa a crescer e chegar ao status de média ou grande empresa no futuro.
Dicas para ter sucesso no seu MEI: separar a pessoa física da pessoa jurídica
Para quem abre um MEI, separar a pessoa física da pessoa jurídica é a nossa primeira dica para o empreendedor que pretende alcançar o sucesso no mundo dos negócios.
Independente do segmento da sua empresa, manter um bom controle financeiro, separando as despesas pessoais e as despesas do MEI é fundamental.
Para isso, você pode abrir uma conta MEI gratuita e utilizar a mesma exclusivamente, para movimentação dos recebimentos e despesas da empresa.
Evite utilizar sua conta corrente pessoa física para realizar pagamentos da empresa ou a conta PJ para efetuar o pagamento de despesas vinculadas ao seu CPF.
Além de separar a pessoa física da jurídica, procure utilizar uma planilha em Excel para controlar todas as entradas e saídas, mantendo o seu livro caixa organizado.
Gostou das nossas dicas de gestão financeira? Então, confira no próximo tópico, dicas e boas práticas de organização para microempreendedores.
Dicas para ter sucesso no seu MEI: a importância da organização do MEI
Nossa segunda dica, manter a organização e suas obrigações em dia também é fundamental para quem pretende ter sucesso no seu MEI.
O microempreendedor possui uma série de obrigações para cumprir, e em função disso, nada melhor que contar com a assessoria e organização da contabilidade.
Não tenha dúvidas, a contabilidade para MEI é essencial, pois contribuirá para que a sua empresa cresça de forma saudável e sustentável, observando a legislação em vigor.
Dentre as obrigações do microempreendedor individual, podemos destacar:
- Emissão de nota fiscal para pessoas jurídicas;
- Escrituração e controle do livro caixa;
- Armazenamento das notas fiscais emitidas durante 5 anos;
- Emissão e pagamento mensal da DAS;
- Cálculo da folha de pagamento, INSS e FGTS (quando o MEI possui funcionários).
Última dica: a importância de pagar os impostos do MEI em dia.
Por fim, nossa última dica, diz respeito ao pagamento de impostos e a entrega da Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual.
O MEI precisa realizar o pagamento da guia DAS mensalmente e sem atrasos, para evitar o pagamento de juros e multas. Além disso, deve entregar anualmente a DAS – MEI (declaração anual de faturamento).
Sem dúvida alguma, seguindo todos os cuidados apresentados ao longo desse conteúdo, o microempreendedor terá chances muito maiores de chegar ao sucesso, crescer e migrar de MEI para ME.
Deseja ter acesso a mais dicas para ter sucesso no seu MEI?
Continue acompanhando o nosso blog e tenha acesso a outros conteúdos.
Precisa falar com um contador? Clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!