Você sabe qual é a importância da contabilidade para MEI? Talvez você não tenha a resposta para essa pergunta, mas não se desespere, pois o termo “MEI precisa de contador” está entre os mais buscados no Google.
Na prática, isso significa, que assim como você milhares de microempreendedores Brasil afora, possuem dúvidas em relação a importância da contabilidade para MEI.
Em meio a esse cenário, o Rei do MEI, decidiu preparar um conteúdo bastante objetivo, mas que servirá para tirar suas principais dúvidas em relação ao papel do contador.
Deseja saber mais sobre a contabilidade MEI? Continue conosco e acompanhe esse conteúdo ou faça parte da mentoria Rei do MEI.
Como funciona a contabilidade para MEI?
Você já abriu um ou vai abrir um CNPJ MEI e agora está precisando do apoio de um contador para regularizar o seu Microempreendedor Individual?
A contabilidade para MEI oferece apoio e assessoria para o crescimento do Microempreendedor Individual e manutenção da sua regularidade perante o fisco.
Dentre as principais atribuições do contador para MEI, podemos destacar:
- Organização dos recebimentos e despesas;
- Controle do livro caixa;
- Apoio no controle financeiro;
- Assessoria para desenquadramento;
- Preenchimento e entrega da DASN MEI;
- Escrituração e organização de notas fiscais;
- Emissão da guia para pagamento do MEI;
- Registro da admissão de funcionários;
- Cálculo da folha de pagamento;
- Emissão das guias para recolhimento de FGTS e INSS.
Como podemos observar, quem atua como MEI, também precisa cumprir seus compromissos com o fisco.
Sendo assim, não restam dúvidas quanto a importância da organização contábil para o microempreendedor individual.
Como fazer a contabilidade do MEI por conta própria?
O Microempreendedor que decide fazer a contabilidade por conta própria, precisa estudar bastante sobre o assunto para não cometer erros.
Para fazer a contabilidade do MEI por conta própria, você precisará:
- Controlar com precisão suas receitas e despesas mês a mês;
- Conhecer o processo para emitir a guia para pagamento do MEI;
- Preencher anualmente a DASN MEI;
- Transmitir mensalmente o e-social (caso possua funcionário);
- Gerar as guias de FGTS e INSS (caso possua funcionário).
Tenha muita atenção com cada obrigação, pois erros podem resultar no seu desenquadramento do MEI ou em alguns casos, no pagamento de juros e multas.
O MEI precisa de contador?
É comum ouvir pessoas afirmando por aí, que MEI não precisa de contador, o que em partes pode ser verdade, mas não em sua totalidade.
Quem costuma dizer que o Microempreendedor Individual não precisa de contador, tem como principal argumento, o fato de não existir qualquer Lei que obrigue o MEI a contratar um profissional contábil.
No entanto, é importante esclarecer que a inexistência de exigência legal não torna o apoio e a assessoria do contador, dispensável.
Na prática, como vimos nos tópicos anteriores, o MEI possui uma série de obrigatoriedades para as quais, o auxílio de um contador se faz necessária. Sendo assim, tenha muito cuidado com o que você escuta por aí e não abra mão da contabilidade.
Procurando serviços especializados em contabilidade? Clique em um dos botões abaixo e fale com um dos nossos especialistas!